
Programa PTC
O PTC – Protege o Teu Coração é um programa de formação do carácter e da afetividade. Dispõe de monitores do PTC que são educadores capacitados para a formação de crianças, adolescentes e adultos.
O programa é constituído por um conjunto de sessões para crianças, adolescentes, pais e outros educadores. As sessões são aplicadas no formato de workshops de 90 minutos (adolescentes), 60 minutos (crianças) e 120 minutos (adultos), ministradas por um monitor do programa.
Os conteúdos são expostos de modo dinâmico e interativo, recorrendo à explicação de conceitos, debates, recursos audiovisuais, dramatizações, exercícios escritos e de autoavaliação.
Atualmente, a equipa do PTC, em Portugal, é constituída por uma equipa multidisciplinar de monitores (nas áreas de saúde, educação, psicologia, direito, entre outros).
O Protege o Teu Coração propõe as competências necessárias para um desenvolvimento harmonioso das 5 dimensões do ser humano – física, social, emocional, racional e transcendente –, base de um carácter forte para uma sexualidade inteligente. Promove o autoconhecimento, o respeito próprio e dos outros, a autorregulação, a assertividade, a autoestima, o otimismo, a capacidade de compromisso, o diálogo com os pais, a gestão emocional e a projeção de futuro.
O PTC trabalha o processo educativo dos três CCC (Carências, Competências, Carácter), de modo a identificar as carências, para desenvolver competências e, assim, fortalecer o carácter de crianças e jovens.
A equipa do Protege o Teu Coração não pretende ser um substituto dos pais, principais agentes da formação do carácter dos seus filhos e a sua melhor influência, mas antes ser um complemento na sua educação para os pais e professores. Por isso, adapta-se a diferentes modalidades e temas, de acordo com as necessidades de cada grupo.
- Protege tu corazon
História do PTC
O PTC – Protege o Teu Coração nasceu na Colômbia, em 1993, com o casal Maria Luisa Estrada e Juan Francisco Velez, formados em comunicação e engenharia. Iniciaram o programa com o objetivo de responder às necessidades de formação dos seus próprios filhos. Viriam a juntar-se-lhes casais amigos que sentiam as mesmas necessidades.
O programa foi-se formando e crescendo, munindo-se de ferramentas científicas que lhe permitem responder às questões do desenvolvimento infantojuvenil.
Neste momento, está presente em 19 países da América, Europa e Ásia. Chegou a Portugal em 2009, através da AFS.
Testemunhos
Testemunhos
Tesemunho de uma mãe
«Para mim, foi muito importante participar no ciclo de formação “Quando os filhos desafiam: o que fazer?!”, tanto a nível pessoal, como profissional. Tenho colocado em prática muitos dos conteúdos abordados nas sessões e consigo observar mudanças positivas na minha relação com a minha filha.
Esta formação foi importante para mim, pois veio validar muitas escolhas e decisões que eu e o meu marido vamos tomando enquanto pais, mas que nem sempre estamos certos de que são as escolhas corretas.
Por outro lado, veio pôr a descoberto as minhas falhas, erros e limitações: primeiro, enquanto filha, e, depois, enquanto mãe.
Foi muito enriquecedor participar nesta formação. Sinto-me muito grata por haver pessoas como vós, dispostas a partilhar toda a sua sabedoria e ajudar tantas pessoas, famílias e crianças.»
Tesemunho de pais
«Temas importantes para qualquer idade. Muito bom para pais, professores, alunos e famílias.»
«Somos encorajados a sair da nossa zona de conforto e a atualizar a educação que nos foi transmitida.»
«Os meus filhos são ainda muito pequenos, mas creio que o conhecimento me poderá ser útil no futuro.»
«Pessoalmente, fiquei mais enriquecida e com mais ferramentas para enfrentar alguns desafios.»
Tesemunho de pais
«As estratégias apontadas e as analogias foram muito relevantes para compreender e atuar.»
«Compreendi o mundo tecnológico/digital de uma forma diferente.»
«Penso que a forma como os temas foram apresentados levou os formandos a refletirem profundamente, e serviu para nos alertar para aspetos que nos passam despercebidos no dia a dia.»
«Uma formação pertinente num mundo em mudança tão rápida! Deveria ser obrigatória para todos os pais e educadores!»
Tesemunho de uma monitora
«Ser monitora do projeto Protege o Teu Coração permitiu-me uma autoconsciência do meu potencial como mãe e educadora, fornecendo-me linhas orientadoras que haveriam de suavizar a minha caminhada em família com os meus filhos adolescentes.
Até na minha vida profissional, fornecendo-me linhas orientadoras, haveria de apaziguar a minha impaciência face aos desafios que fui enfrentando nas diversas fases que as crianças enfrentam até à fase adulta. Tem sido uma aprendizagem contínua com espírito de grande cumplicidade e humildade na equipa de trabalho. Uma experiência maravilhosa!»